Uma dúvida comum no dia a dia de muitos varejistas é a gestão de estoque. Em alguns casos, pode chegar a ser vista apenas como uma área operacional da logística. Um grande equívoco! Uma gestão de estoque eficiente deve procurar o equilíbrio entre a oferta e a demanda, atendo-se a diversos aspectos como a quantidade, o giro, produtos mais rentáveis ou obsoletos, variedade etc.

Mas uma boa gestão não está atrelada a uma fórmula mágica. Acompanhe nosso post e descubra a importância do controle de estoque para o faturamento da sua loja.

Importância do controle de estoque e o cumprimento de prazos

Atraso nas entregas por falta de produtos em estoque é um grande problema para o funcionamento de qualquer tipo de empresa e compromete a satisfação dos clientes, impactando diretamente no volume de vendas e na geração de receitas.

Gerenciar bem o estoque e cumprir prazos garante que produtos não faltem ou sobrem, fator que reflete negativamente no atendimento aos clientes. A falta de um produto na prateleira acaba abrindo espaço para o seu cliente procurar a concorrência – e isso não é um bom sinal!

Redução de custos de armazenagem

Tenha em mente que estoque é dinheiro e por isso é preciso mantê-lo em circulação. Por isso a importância do controle de estoque.

Um estoque parado gera prejuízos financeiros ao lojista e indica que o gestor não está fazendo a previsão da demanda dos consumidores corretamente.

A falta de produtos no estoque implica em perdas de vendas, mas quando sobram itens significa que a loja está com produtos encalhados – o que gera maior custo de armazenamento  com recursos humanos ou ainda com materiais.

Muitos empreendedores aproveitam promoções de fornecedores para abarrotar o estoque com produtos, mas investir em excesso no estoque de segurança é um grande erro.

A importância do controle de estoque está em geri-lo de forma eficiente, quando é possível reduzir os custos de armazenagem, mantendo todos os itens catalogados. Reduzir ao máximo a quantidade de mercadorias, aumentar o capital de giro, reduzir custos e ampliar o desempenho operacional da empresa tornam-se consequências positivas desse gerenciamento.

Integração de todas as operações

Se a sua loja realiza o controle de estoque, ela também controle dados sobre a geração de vendas. Ao integrar todas as operações (as áreas de compra e venda ao marketing, por exemplo), é possível analisar o histórico de todas as movimentações e saber com exatidão quais produtos estão com maior saída , quais apresentam menor demanda e com que frequência cada item deve ser reposto.

Além disso, a integração das operações com o estoque possibilita uma maior sinergia, oferecendo ao gestor informações sobre a real situação do seu estoque e implementar estratégias para alavancar as vendas, como promoções de queima de mercadorias quando tem muito produto parado ou mesmo investir naquele que tem maior demanda e se torna mais rentável.

Como você pôde perceber, os erros no estoque fazem muita diferença nas finanças de uma empresa. Por isso a importância do controle de estoque para evitar problemas com as finanças.

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