Em toda empresa, seja física ou online, a contagem do estoque deve ser realizada regularmente. Afinal, é a partir desse inventário que você conseguirá descobrir quais produtos estão saindo mais e quais são os que estão muito parados, impedindo o lucro e a rotatividade do estoque.
Muitas organizações acabam se esquecendo de realizar uma contagem eficiente, levando a prejuízos que podem comprometer o sucesso da empresa.
A contagem do estoque
A partir do momento em que você conhece quais produtos possui (de acordo com a quantidade), já será possível saber melhor sobre o valor agregado e o custo-benefício de cada item. Conhecerá mais sobre os seus produtos e poderá gerenciá-los de uma forma muito mais otimizada e ágil.
Quando o estoque não está atualizado, além de perder vendas (por não saber se o item está em estoque ou não), pode acabar superlotando o almoxarifado com itens que não saem mais.
O que pode acontecer também, caso não tenha controle ou não monitore corretamente, é a quebra e a perda de produtos ou, até mesmo, roubos ou extravios, tanto de entrada como de saída.
Com a contagem do estoque, você sabe exatamente o que tem, podendo traçar estratégias e comunicar-se com o fornecedor para realizar mais entregas. Logo, pode-se dizer que a contagem de estoque é vantajosa para a empresa e reduz erros de controle e monitoramento.
Quantidade e demanda
Dois fatores que mais influenciam a contagem de estoque são a quantidade e a demanda. Quando o cliente procura pela empresa em busca de um produto, o responsável deverá saber se tem ou não aquele item e em qual quantidade.
Claro que isso dependerá muito da saída, da demanda do item. Pode ser que seja um elemento básico, como pregos ou até martelos. Enquanto furadeiras ou chaves de fenda especiais não possuem tanta procura.
Com a contagem, você sabe como funciona a rotatividade do seu próprio estoque, reduzindo custos, principalmente relativos àqueles itens que não têm giro. Por isso, sempre estabeleça uma quantidade máxima e mínima conforme a saída dos produtos.
É mais interessante realizar relatórios que indiquem, por exemplo, em que época do ano tal item é mais vendido. Observar a sazonalidade lhe deixa preparado para as compras no futuro. Assim, você consegue atender a demanda corretamente.
Dicas para o controle do estoque
Como já dito, a contagem do estoque é essencial para evitar qualquer prejuízo incerto na hora de vender e gerar lucro. Por isso, é vital que você faça uma lista de todos os produtos disponíveis em seu estoque, criando um código para cada tipo, a fim de que facilite a identificação deles e traga maior rapidez no momento de separá-los.
Não só isso, mas a identificação também deve conter as particularidades, como o preço, cor, departamento, tamanho e características determinantes de cada produto. A contagem do estoque é um aspecto que deve ser trabalhado constantemente, para evitar gastos desnecessários ou a compra daqueles itens que simplesmente não produzem a rotatividade.
Portanto, analise com cuidado o seu estoque, observe os relatórios e o comportamento de compra dos seus clientes e faça um inventário o quanto antes, atualizando-o sempre!
E aí? Gostou do nosso artigo? Conta pra gente nos comentários.