Em tempos de crise econômica, toda ação que vise à otimização de custos em um comércio é bem-vinda. Entre essas ações, podemos destacar a gestão de estoque que é uma ferramenta muito importante e deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer organização.
No entanto, administrar os estoques corretamente é uma atividade que exige muito trabalho e dedicação. Por isso, você precisa conhecer os 6 mandamentos da gestão de estoque para a sua loja!
Pratique a técnica PEPS
PEPS é uma sigla para “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, uma técnica de logística muito conhecida e eficaz para a gestão de estoques. Como o próprio nome sugere, nessa metodologia, os produtos que entraram primeiro no estoque, devem ser os primeiros a serem colocados à venda para os clientes de um estabelecimento.
Essa regra é muito importante, principalmente, quando estamos trabalhando com produtos perecíveis ou que possuem data de validade.
Implemente um sistema ERP
A tecnologia é uma grande aliada das empresas nos mais diversos segmentos e, na gestão de estoques, não deve ser diferente. Por isso, você deve implementar um sistema ERP na sua loja, controlando os itens do estoque.
Os softwares e aplicativos disponíveis são os mais variados possíveis, de modo que você pode escolher aquele que mais se adapta à realidade da sua empresa.
Invista na estrutura do armazém
O armazém em que seus produtos serão colocados também merece uma atenção especial. Dependendo do tipo de loja que você gerencia, pode comercializar itens das dimensões mais variadas. Portanto, é importante tomar cuidado com o posicionamento estratégico dos produtos nos estoques, evitando danos como riscos e outros estragos.
É importante que você invista em sistemas de armazenagem como porta pallets ou sistemas em forma de carrossel para facilitar a localização dos produtos dentro do estoque.
Trabalhe com código de barras
O código de barras é muito importante para você conseguir localizar facilmente os produtos desejados dentro do armazém, evitando assim a perda de tempo ao tentar encontrar determinado item.
A maioria dos sistemas ERP já possui em sua programação a opção de geração e busca por códigos de barras.
Tenha um responsável pelo estoque
É extremamente importante que a loja tenha uma pessoa responsável pelo estoque! Deixar que os vendedores entrem e saiam do estoque e retirem mercadorias de forma descontrolada pode acarretar em grandes problemas em longo prazo.
Assim, o recomendado é que seja escolhida uma pessoa na loja para ser a responsável pelo estoque. Desse modo, sempre que alguém desejar fazer a entrada ou retirada de um produto do estoque, deverá solicitar ao responsável.
Emita relatórios
Com um sistema ERP implantado e com uma pessoa responsável pelo estoque você poderá emitir relatórios, tendo assim uma visão bastante detalhada dos produtos que mais são vendidos no seu estabelecimento e também daqueles que têm pouca saída.
Baseado nas informações disponíveis nos relatórios emitidos você poderá planejar suas próximas compras, priorizando os produtos que estão tendo maior aceitação pelo público.