vivaz cesto

Os interruptores de luz são presentes e essenciais em diferentes lugares, casas, escritórios etc. Todo sistema elétrico necessita de interruptores capazes de funcionar em qualquer formato de instalação.

Desse modo, é possível encontrar diversos formatos e tipos de interruptores, que apesar de serem parte de sistemas elétricos de simples distribuição, podem ser encontrados nos mais variados modelos e com acendimentos distintos.

A fim de esclarecer melhor o funcionamento e suas versões, nesse artigo mostraremos suas características, suas diferenças e por fim vamos te ajudar a encontrar o interruptor de luz ideal para a sua instalação elétrica. O blog da ILUMI será seu guia completo, acompanhe:

O Que É?

O que o interruptor faz não é dúvida para ninguém, porém você sabe como ele funciona internamente? Ou o que ele é capaz de fazer em diferentes versões?

O interruptor funciona como uma torneira que interrompe o fluxo da água quando desligada e libera o fluxo da água quando ligada. Quando posicionado para o positivo (aceso), seu sistema interno libera o fluxo de energia para o local desejado (uma lâmpada ou um aparelho). Todavia quando posicionado para o negativo (apagado), ele interrompe o fluxo de energia.

Contudo, existem diversos modelos de interruptores que possibilitam uma distribuição de energia completamente diferente e personalizável.

Desse modo, alguns fatores que podem fazer com que você precise de um diferente modelo de interruptor são variáveis como: As características do espaço, a quantidade de lâmpadas, os diferentes pontos necessários em um ambiente, o design do interruptor e a forma com que você quer que sua distribuição funcione.

Principais Modelos de Interruptores de Luz

É importante saber os modelos disponíveis no mercado, o como funcionam e quais suas funções para que você tenha a instalação perfeita para o seu ambiente. Acompanhe aqui:

1 – Interruptor Simples

Interruptor Simples

Dos modelos de interruptor, esse é o mais comum nas instalações elétricas residências, de imóveis comerciais, de empresas e espaços públicos. Por isso, ele é o mais frequente e é composto por apenas uma tecla, essa única sessão pode controlar uma única lâmpada ou um único conjunto delas.

Por contar com um sistema simples ele é usado muitas vezes em cômodos pequenos e também geralmente é localizado na parede, próximo à entrada principal do ambiente.

2 – Interruptor Duplo

Interruptor Duplo

Os interruptores duplos contam com 2 seções em seu bloco, ou seja, dois botões. Isso possibilita um controle sobre mais de uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas, e em lugares diferentes a partir de um mesmo ponto.

Sendo assim é possível você apagar uma lâmpada enquanto você mantem outra acesa. Na prática esse interruptor pode acender lâmpadas em áreas externas que são mais distantes, possibilitando o acionamento sem estar no local.

3 – Interruptor Paralelo ou Three Way

Interruptor Paralelo

Esse modelo de interruptor é ideal quando o intuito da instalação é poder ligar ou deligar uma luz de pontos diferentes. Um ótimo exemplo é quando a luz de um quarto pode ser desligada e ligada através de um interruptor na parede e outro na cabeceira da cama, permitindo que você não precise levantar-se da cama para desligar a luz. Nesse caso foi instalado dois interruptores paralelos.

Em lugares grandes esse tipo de ligação é ideal, pois o lugar que você aciona a luz é distante de onde está o final dessa instalação. Corredores extensos e escadas são ótimos exemplos.

4 – Interruptor Triplo

Interruptor Triplo

Esse modelo é muito comum de ser encontrado, ele possui três seções, ou seja, três botões de acionamento. Esse tipo faz possível que mais lâmpadas sejam ligadas ao mesmo circuito, ele se mostra muito eficiente em ambientes grandes onde a iluminação é dividida em blocos.

O interruptor triplo permite ligar e desligar os conjuntos de luzes separadamente, trazendo uma melhor gerência das luzes.

5 – Interruptor Intermediário ou Four Way

Intermediário

Conhecido como four way ou interruptor intermediário esse modelo tem como função suportar números maiores de acionamentos, permitindo sua utilização em circuitos com três ou mais pontos diferentes.

Você também pode utilizar junto com os interruptores paralelos, servindo como um intermediário entre a conexão principal. Dessa forma, seu design conta com apenas um botão grande, permitindo que por ele você controle diversos pontos de acionamento em um ambiente grande.

Ele também permite você ligue tomadas a ele, ajudando ainda mais a dinamizar ambientes grandes.

Conclusão

Com isso, é possível concluir que os interruptores são uma importante ferramenta na automação de ambientes. Eles permitem que você controle de maneira rápida e eficiente todas as luzes e tomadas da sua casa, independente do acionamento que você escolha. Além disso, os modelos de interruptores intermediários e triplos permitem que você controle ainda mais pontos de acionamento, aumentando ainda mais a dinâmica e praticidade dos ambientes.

A ILUMI oferece todas essas opções de interruptores com a mais alta qualidade e com diferentes designs para agradar o seu gosto. Uma boa instalação elétrica com produtos apropriados e eficazes, traz mais segurança, economia e beleza. Navegue em nosso site e encontre as melhores opções de interruptores de luz!

Deixe um comentário