E se eu te disser que esse post vai conter dicas que somente os profissionais da pintura sabem, hein?
Essa quarentena tem despertado um desejo de mudança – você há de concordar. Se tu deseja mudar a decoração da casa pintando uma ou mais paredes dos cômodos, saiba que essa é uma excelente solução. Além de ser super relaxante, quando tudinho estiver pronto vai rolar aquela sensação de orgulho, dever cumprido. Pra que tu fiques realmente satisfeito com o resultado, falamos aqui com alguns profissionais e eles revelaram os segredinhos indispensáveis pra uma PPP: parede pintada perfeita.
Lista de materiais
Antes de mais nada, preste bem atenção na lista abaixo e garanta o que você precisa na Bonasoldi. Cada produto abaixo possui um link ao lado, é só clicar e você será redirecionado exatamente para o que procuras. Ok?
• Lixas com granulometria de 150 a 180 (compre aqui)
• Tinta (compre aqui)
• Rolo de lã de pêlo baixo (anti respingo) (compre aqui)
• Trincha (pincel) para pintura de 2 a 2,5 polegadas (compre aqui)
• Bandeja de pintura (compre aqui)
• Fita crepe (de 25 mm ou 50 mm de largura) (compre aqui)
• Lona (compre aqui)
• Papel ou plástico para forrar o chão (use um pouco da lona também)
• Mexedor de tinta ou algum material no formato de uma régua (compre aqui)
• Chave de fenda para a remoção dos espelhos, tomadas e interruptores (compre aqui)
• Óculos de proteção e luvas de borracha (compre aqui)
• Massa corrida (compre aqui)
• Espátula (compre aqui)
Agora organize o seu espaço
A recomendação é: se for pintar um ambiente completo, coloque os móveis no centro do espaço e cubra-os com um lençol ou lona. Em seguida, cubra o chão perto das paredes que vão ser pintadas para evitar respingos no piso. Depois, coloque fita crepe nos cantos, rodapés e lugares onde você não quer aplicar tinta. E não se esqueça de remover espelhos, interruptores e tomadas – caso não consiga fazer isso, isole-os com fita crepe.
Prepare sua parede
Saiba que não adianta sair aplicando tinta na parede sem prestar atenção se a superfície está em bom estado, viu? Caso contrário, você não vai se orgulhar do resultado. Verifique se há umidade, mofo ou estufamentos. Se for necessário, faça pequenos ajustes, como raspagem e aplique massa corrida (se tiver furos ou depois da raspagem). Mas, se a parede estiver em bom estado, um lixamento prévio é suficiente. A limpeza também é importante para que a tinta fique uniforme e sem impurezas. Então, passe um paninho úmido para remover o pó antes de começar. Ah, massa corrida é mais indicada para ambientes internos e massa acrílica para os externos.
Por onde começo?
Você pode iniciar de cima para baixo traçando sempre uma linha contínua – rolando a tinta do teto para o chão, deslizando sutilmente, sem fazer força. Também é indicado começar a pintura pelos cantos e junções da parede com o teto e rodapé – para esse processo vale usar a trincha. Depois, com o auxílio do rolo, faça a aplicação da tinta no restante.
Quantas demão são necessárias?
A cobertura total é conseguida com duas ou três demãos. Mas sempre pode acontecer ‘aquela’ exceção, né? Como as que fazem divisa com áreas externas, precisem de mais uma ou duas. O tempo de secagem varia de acordo com o clima e o tipo de tinta, mas, em geral, para produtos à base d’água (látex ou acrílicas para alvenaria) demora cerca de quatro horas.
Curtiu? Pense nas cores, pesquise aqui em nosso site as melhores ofertas que combinam com seu ambiente. Você pode, inclusive, fazer uma pintura criativa, com desenhos, formas geométricas ou pintar até a metade da parede. Pesquise referências e aproveite!
Resposta de 0