Esperado por muitos consumidores e lojistas, a queima de estoque se tornou uma ocasião bastante importante no mercado de lojas. No entanto, ao contrário de uma simples promoção, saber organizar uma liquidação é uma estratégia que exige dedicação e comprometimento, o que vai além da simples escolha de produtos a fim de renovar o estoque e aumentar as vendas.

Por isso, fazer uma liquidação campeã não é uma tarefa simples, ainda que o lojista tenha muita experiência no assunto. Devido ao aumento dos concorrentes, somado às novas exigências do mercado, organizar uma liquidação é uma ação que precisa ser bem planejada. Somente dessa maneira será possível obter lucros reais, acompanhados de uma fila imensa de clientes em sua loja.

Seja no início, no meio ou no fim do ano, planejamento sempre será o segredo para quem deseja organizar uma liquidação. Então, confira algumas dicas que preparamos para sua loja fazer uma queima de estoque com sucesso!

Não mascare as promoções

Famosa por seus grandes descontos, a liquidação é responsável por atrair vários clientes. Por outro lado, ainda é possível encontrar algumas lojas que mascaram as ofertas, aumentando os valores uma semana antes para abaixar os preços no período da liquidação.

Agindo dessa maneira, a loja corre o risco de perder clientes devido à fraude e ainda compromete a imagem da empresa e seus lucros.

Negocie com os fornecedores antes da liquidação

O fornecedor possui um papel muito importante em qualquer liquidação, por isso, vale a pena fazer negociações antes de anunciar os valores dos produtos.

Vale lembrar que, quanto mais descontos e melhores formas de pagamento seu fornecedor lhe oferecer, melhores serão os preços e descontos que seus clientes terão acesso, sendo uma grande vantagem para fazer bons negócios na liquidação.

Planeje sua queima de estoque

A queima de estoque é uma estratégia que precisa ser bem pensada, por isso, é interessante definir inicialmente em quais datas elas serão realizadas. Feito isso, será o momento de estabelecer um plano para aumentar as vendas, a começar pelo tempo de duração.

Esse prazo será importante para despertar nos clientes a sensação de oportunidade, favorecendo assim os lucros. Além disso, inicie as divulgações com antecedência, escolha seu público-alvo e também os produtos que receberão o desconto.

Não pense em margem de lucro pequena

Planejar sua liquidação já pensando em uma margem de lucro pequena é um grande erro, que poderá comprometer seus lucros e a instabilidade financeira da loja. Para sair do vermelho, renovar o estoque e aumentar as vendas, é necessário ter um capital de giro adequado.

Então, é importante estipular os valores a partir de uma margem alta, de modo que seus clientes também obtenham valores acessíveis.

Prepare sua loja antes de organizar uma liquidação

O número de vendedores é suficiente? O estoque da sua loja está atualizado e organizado? Já começou suas ações de telemarketing? Fazer essas perguntas é essencial para quem deseja organizar uma liquidação.

Por esse motivo, antes de abrir as portas para o grande dia, verifique se esses quesitos estão todos em ordem.

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