Como aumentar a conversão de leads? | ArchDaily Brasil

1) Qualificar seus leads
A primeira (se não a mais indicada) estratégia para aumentar as vendas de uma equipe
comercial é focar na qualificação de leads. Quando existe uma delimitação de segmento a
ser trabalhado, é possível focar detalhadamente nas especificidades daquele mercado de
maneira quase que exclusiva. Em vez de buscar empresas de qualquer tamanho e
segmento, concentrar-se em um grupo mais restrito e entender suas reais dores e
necessidades dará ferramentas para aperfeiçoar seu discurso e argumentos para esse
segmento com mais velocidade do que se estivesse atuando com negócios de diversos
nichos.

2) Pontuar seus leads
Dar pontos aos seus leads é uma das estratégias de vendas que toda equipe comercial
precisa adotar. Também conhecida como lead scoring, essa estratégia ajuda o pré-vendedor
a identificar, já no filtro de qualificação, quais leads têm mais potencial para serem levados
para a próxima etapa.

3) Emocionar para vender
Não é preciso dizer que o discurso de um vendedor deve estar alinhado com os objetivos da
empresa e coerente em todos os momentos de contato com o cliente. Ele precisa ter os
argumentos preparados para todos os rumos que a negociação possa caminhar.
Além disso, usar a emoção é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas. O
êxito de uma abordagem está diretamente relacionada com o que é dito e também com a
forma como é dito. Ter um discurso de vendas emocionante engaja e captura a atenção do
cliente, mantendo a conversa na direção certa.

4) Usar ESCUTA ATIVA em todas as ligações
Não importa se você está fazendo uma ligação de fechamento ou se está em uma cold call,
ter atenção extrema durante cada ligação e tratá-la como a coisa mais importante para o
momento faz parte das estratégias para aumentar as vendas.
Quando não estamos envolvidos o suficiente com o cliente que está do outro lado da linha,
as chances de que ele perceba e se sinta desengajado com o que você está propondo é
muito grande. Demonstre interesse enquanto ele está falando ou fazendo perguntas sobre o
seu trabalho. Quando um possível cliente percebe a falta de atenção por parte do vendedor,
há grandes chances de que a venda não aconteça.
Dê atenção máxima às suas ligações, principalmente se a sua estratégia de venda for
guiada por um script. Se for preciso, mude de ambiente caso o local que você esteja possa
te distrair e tirar o seu foco total na ligação.

5) Integrar setores de Marketing e Vendas
Não é novidade que o desalinhamento entre vendas e marketing pode gerar resultados
extremamente negativos para a empresa. Uma pesquisa com empresas de SaaS com mais
de 200 funcionários indicou que esse afastamento pode custar para a empresa 10% da
receita anual, em média. Isso pode representar um impacto muito maior do que uma venda
não concluída.  

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