Precisamos, mais do que nunca, afirmar que sem sombra de dúvidas é muito melhor vender em tempos estáveis, não apenas em função da nossa empresa, mas do ponto de vista de que as pessoas se sentem mais seguras para tomar decisões quando tudo está bem. Porém, estruturar um negócio em um contexto de crise não é uma tarefa tão difícil quanto parece – e a gente vai te provar isso aqui nesse novo conteúdo.

Como a pandemia afeta as vendas?
Quando a economia de um país está controlada, as pessoas se sentem mais seguras para comprar o que precisam e desejam, sem pensar muito durante o processo de decisão e de compra. Porém, quando o cenário econômico é de crise, cada decisão deve ser muito bem pensada, já que o dinheiro é escasso, sendo que pode ainda ficar bem pior.

Por essa razão, o primeiro passo para abrir um negócio em um momento de incerteza econômica é pensar em uma categoria de produto que segue sendo atrativa mesmo quando a economia do país não anda bem. Quem quer saber como vender em tempos de crise, deve avaliar quais são os segmentos menos prejudicados com a contração financeira.

 

Quais são os produtos que vendem em tempos de crise?
Mas afinal, que produtos escolher para vender mais na crise? De fato, essa é uma questão importante, já que a escolha do produto é fundamental para determinar o sucesso de uma empresa durante o período de instabilidade financeira. A dica para encontrar um bom produto é pensar em itens essenciais e que conferem certa autonomia aos consumidores.

Vender comidas é sempre uma boa alternativa, já que as pessoas seguem consumindo produtos alimentícios mesmo durante os períodos difíceis. Além disso, vender artigos para montar uma festa, por exemplo, pode ser bom, porque nesse período, o público opta por comemorar de forma mais caseira, sem contratar equipes de decoração de eventos. Todos fazendo o processo de forma manual mesmo.

Em relação aos serviços, existem muitas alternativas que podem ser promissoras em tempos difíceis. Uma ideia é usar a sua casa para hospedar animais de estimação. Além disso, você pode trabalhar com customização e costura de roupas ou conserto de máquinas.

Como vender em tempos de crise financeira?
Se você quer entender como vender em tempos de crise, tenha em mente que os consumidores não deixam de comprar, mas passam a escolher os produtos com mais atenção. Se antes se sentiam seguros para comprar produtos que desejassem, agora passam a comprar somente os itens mais básicos, que realmente precisam.

Por isso, uma boa alternativa é investir em um negócio que trabalhe com produtos essenciais e que continuarão sendo consumidos mesmo em momentos de instabilidade financeira. Além disso, é importante estar atento aos custos fixos da sua empresa, pois ao reduzi-los, você conseguirá oferecer produtos a um valor final mais baixo.

O seu setor está em crise ou a sua empresa?
Essa pergunta é muito importante para entender o contexto em que seu negócio se encontra. Ao responder a pergunta em questão, fica mais claro visualizar o momento em que a sua empresa está inserida e, assim, definir uma estratégia para o futuro.

Dependendo do diagnóstico, poderá ser necessário fidelizar os clientes do seu negócio, mudar de nicho, diversificar a oferta de produtos, ampliar o seu público-alvo ou até mesmo aumentar a sua visibilidade da sua marca.

Tenha em mente que essas mudanças podem exigir um investimento e, embora pareça estranho gastar dinheiro quando ele não está entrando, essa pode ser a solução mais viável. Para isso, é fundamental avaliar bem o caso e tomar a decisão mais assertiva.

 

Consumidores não deixam de fazer compras
Em tempos de crise, as pessoas não deixam de comprar, mas direcionam os seus gastos àquilo que realmente importa, como comida, escola e remédios. Por isso, na hora de abrir um negócio durante um período instável, é fundamental pensar em itens que poderão ser bem recebidos pelo público.

Pense naquilo que você mesmo não deixa de adquirir quando está com pouco dinheiro. Esse poderá ser o ponto de partida para encontrar um produto ou um serviço interessante para oferecer neste momento. Além disso, tenha em mente que é fundamental estruturar um plano de negócios na hora de criar a sua empresa.

Isso dará mais segurança para entrar no mercado e para conhecer o público que você quer atender. Embora muitas empresas optem por começar a vender sem um planejamento, isso não é recomendado, já que um estudo prévio antecipa problemas e dá a oportunidade de você resolvê-los com antecedência.

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