7 Dicas para Revitalizar sua Loja de Materiais de Construção

conjunto de materiais de construção - materiais de construção - fotografias e filmes do acervo

1. Iluminação

Resolvi começar por esse item por ser determinante no sucesso desse tipo de comércio. A loja precisa de iluminação do tipo geral (veja ilustração abaixo) e farta em toda a área de exposição de produtos. Porque são itens pequenos, em cores escuras ou uniformes e, em alguns casos, precisam da iluminação para serem bem expostos. É o caso dos pisos externos. Na pesquisa que fiz sobre o assunto li algo interessante. Os pisos expostos na entrada da loja com luz natural, tem seus detalhes de relevo valorizados.

Tudo o que é bonito, atrai. Então escolha bem os pisos e a forma de expor. Se eles formam um desenho, arrume-os de forma que na exposição esse desenho esteja formado. Se tem muitos detalhes de relevo, aproveite a luz!

Dentro da loja, um piso claro unido a uma iluminação farta vai aumentar essa sensação de conforto, porque tudo estará visível. Mesmo numa loja pequena, aproveite a luz natural ao máximo. Para isso, crie vitrines. Assunto de nossa próxima dica…

2. Vitrines

Não é só loja de roupa que precisa de uma boa vitrine para atrair seus clientes. Se sua loja tem a entrada em vidro, aproveite!

Faça montagens começando por pisos e revestimentos e continuando com tintas e objetos coloridos (mesmo que não tenha objetos de decoração vale tudo que for colorido). Crie um ambiente de demonstração. Eu posso dizer pelas experiências passadas, que entraria numa loja assim, sem pensar!

3. Disposição dos produtos

Item de extrema importância. Os produtos precisam estar expostos de forma muito organizada. Separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens.

Nada melhor para entender isso do que essa foto de uma loja de materiais de construção modelo, exposta num evento de empreendedores pelo SEBRAE:

 
Loja de Material de Cosntrução – Reprodução: Revista PEGN)

Se sua loja tem pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.

Veja que, no exemplo acima, os produtos estão todos lá, porém em poucas quantidades. Outra dica quando não há muito espaço de armazenagem diz respeito ao gerenciamento de seu estoque. Nosso próximo assunto.

4. Estoque

O que seu gerenciamento de estoque tem a ver com a sensação do cliente na sua loja? Tudo! Um estoque bem gerenciado não atola seu espaço com produtos de pouco giro. Mantenha sempre um estoque enxuto. Outra dica bacana que li foi de uma consultora do Sebrae: “tenha muitos fornecedores e pouco estoque”. Programe suas compras e analise a saída de produtos. Você vai conseguir separar quais tem mais saída e quais estão ali há meses. Dessa forma você pode gerenciar o que precisa ou não comprar na data programada e deixa seu estoque mais eficiente e menos abarrotado. Assim, seu depósito também fica mais organizado e com menor chance de atrasar entregas por desorganização. Outra dica: dê baixa em seus produtos somente após a entrega no cliente para evitar que o retorno de alguns produtos não gere um entra e sai de estoque.

5. Orçamento

Nesse setor é indispensável oferecer ao cliente um orçamento detalhado, com todas as informações de forma clara e fácil de encontrar.

Para seu gerenciamento, os orçamentos são uma forma de manter contato com aquele cliente que passou para uma pesquisa de produtos e preços. Mantenha seus orçamentos ativos. Ligue para os clientes ainda em dúvida. Entenda qual a dificuldade e brigue por aquela venda! Apesar de ser um dos ramos mais sólidos em venda de produtos, por outro lado há muita concorrência. Não se intimide com os grandes centros de materiais para construção e reforma. Valorize suas vantagens: proximidade, facilidade de troca, possibilidade de manter um depósito de crédito do cliente, entrega rápida, atendimento personalizado. Você tem tudo isso em seu negócio. Aproveite!

6. Depósito de crédito do cliente

Esse é um ramo em que é mais comum o cliente depositar um valor e ir retirando os produtos em momentos diferentes do que a pendura. Para um cliente que está realizando uma reforma e não tem como comparecer a loja com frequência para retirar novos itens é “uma mão na roda” ter a possibilidade de depositar um valor que será gerenciado pelo próprio fornecedor. No caso, sua loja!

7. Gestão informatizada

Para realizar todas essas importantes ações de organização de estoque, gerenciamento de orçamento e crédito do cliente, há uma opção no mercado para informatizar sua loja. Uma opção gratuita. Isso. Não precisa limpar os ouvidos. É só uma questão de opção. Nem pense em dizer que, em meio a tantos afazeres, implantar um sistema agora daria muito trabalho. Porque estou falando de uma opção disponível no mercado que é muito fácil de usar. Você não teria que parar a loja para lançar todos os produtos antes de começar a usar esse sistema. Neste software, você em a opção de cadastrar e lançar os produtos no momento da venda. Assim, a implantação ocorre gradualmente.

Eu estou falando de um sistema em que você terá total controle de quem são seus fornecedores e clientes. De lançar crédito e gerencia-los com alguns cliques e de ter total controle dos orçamentos realizados. Você poderá enviar esses orçamentos por e-mail e manter um contato ativo com cada cliente até que eles se rendam a sua loja iluminada, organizada, variada e eficiente e comprem no seu comércio.

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