5 DICAS DE COMO MELHORAR A LOGÍSTICA NA LOJA DE FERRAGEM

Ter uma boa organização de estoque no seu negócio é um aspecto fundamental para o bom funcionamento das vendas. Quando a organização está bem feita, sua loja de ferragem se torna muito mais eficiente e operações de compra e venda ficam mais ágeis e controladas.

Dentre os diferentes tipos de comércio, nesse segmento o cuidado precisa ser ainda maior. Erros nos pedidos, números de peças inferiores à demanda e danos aos materiais são só alguns prejuízos a serem evitados.

Para melhorar a logística e manter uma boa organização do estoque da sua loja de ferragens, separamos 5 dicas importantes para você considerar:

1. Tenha um bom local de armazenamento

O estoque precisa ser sinônimo de limpeza e organização, não de bagunça. O espaço onde fica seu estoque precisa, portanto, ser seguro, arejado e limpo. Afinal, o estoque da sua loja é, na verdade, um investimento seu em forma de materiais de ferragem.

Separe os produtos por setores, etiquetas e de maneira alinhada. Desse modo, você facilita a agilidade da sua equipe na checagem e armazenamento dos produtos.

É importante também manter seus materiais sempre livres de pó e sujeira, algo comum em lojas de ferragens. Considere também investir num bom sistema de iluminação e resfriamento do ar, pois isso facilita a procura e pode aumentar a longevidade dos materiais.

2. Mantenha uma agenda de controle

Seu estoque não serve somente para armazenar os produtos. Você precisa controlar o material que tem disponível e que estão em falta. Organizando um sistema de controle, você pode analisar os detalhes de cada produto, como maior ou número de vendas e quantidade de peças.

Com uma agenda periódica, você aumenta a comunicação entre todos os funcionários e melhora o controle da sua loja de ferragens. É possível fazer tudo isso manualmente, mas alguns negócios já começaram a investir nos softwares de gestão de estoque.

A ferramenta do software permite uma organização mais fácil e rápida. A maioria desses sistemas permitem controlar pedidos, orçamentos e até prever o que falta ou está em excesso.

Seja no software ou na agenda física, a regra geral é se concentrar na melhor organização do tempo e a otimização dos processos de estocagem.

3. Preste atenção no seu sistema de reposição

Qual é o sistema que você utiliza para repor os produtos da sua loja? Você espera acabar o estoque de algum material e só depois pensa na reposição? Saiba que esse não é o melhor jeito de melhorar a organização do seu estoque.

Correndo o risco de atrasar suas vendas, uma reposição desorganizada compromete seu investimento. Uma dica para lidar com isso é apostar na reposição periódica. Dessa forma, os pedidos são pré-agendados e você tem a previsão de entrega.

Outra estratégia é a da reposição contínua. Com esse sistema, sua loja compra com mais frequência e mantém um estoque menor. Pode vir a atrasar algumas negociações imediatas, mas previne perdas e pedidos errados.

4. Lide rapidamente com produtos que não vendem

Por vezes, sua loja pode estar oferecendo algum produto que não sai das prateleiras. Isso é totalmente normal e pode ser consertado tomando certas atitudes.

Primeiro, como já dissemos, você precisa conhecer bem o seu estoque e checar a frequência de reposição. Depois, preste atenção nos produtos que parecem nunca serem vendidos, desista da sua reposição e realize uma liquidação ou queima de estoque.

Desse modo, você se livra dos materiais que ocupam grande espaço nas prateleiras e no estoque, fazendo ele girar.

5. Conheça seus clientes

Conhecer seus clientes é imprescindível em qualquer negócio, mas isso é muito importante para uma melhor organização do estoque de sua loja de ferragens.

Ou seja, saber a frequência de compra, preferência de produto, dias mais rentáveis e até mesmo a faixa etária dos seus clientes vai impactar nos produtos que você oferece – e quando. É interessante também conhecer a renda dos seus clientes de ferragens, pois você pode planejar melhor suas promoções.

Através de checagens e métodos de pesquisa, você adquire grande controle sobre a demanda das peças de ferragem. Prestando atenção no consumidor, você consegue estar sempre um passo à frente da procura e ofertar uma maior qualidade e quantidade de produtos.

Essas são algumas dicas que ajudam no controle e organização do estoque da sua loja de ferragens. Lembre-se de que planejar com cuidado é melhor do que agir rapidamente e acabar prejudicando sua gestão comercial!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!