Independente do segmento em que você atua, todo empreendedor sabe que é necessário fidelizar clientes para manter a lucratividade do negócio. Afinal, não basta conquistar novos consumidores, é importante que eles se apeguem à sua marca. Por isso, empresários precisam investir em táticas de fidelização de clientes.
Determinadas ações não exigem muito investimento e podem trazer um retorno significante para o seu negócio. Lembrando que disciplina e foco são essenciais para que o que foi planejado seja um sucesso. Veja, abaixo, cinco táticas de fidelização de clientes para colocar em prática hoje!
1. Não desprezar as sugestões ou críticas dos clientes
Você sabia que os clientes dão dicas valiosas para os empresários quando gostam da marca? Sugestões podem ser demandas que os consumidores viram nos concorrentes e que seu negócio ainda não tem, por exemplo.
Já as críticas, desde que construtivas, podem ajudar bastante o empreendedor a entender melhor sua empresa. Quando os clientes percebem que são ouvidos, a fidelização é uma consequência quase que garantida.
2. Fazer um planejamento de marketing
Um planejamento de marketing é uma tática importante para quem deseja fidelizar os clientes. Ferramentas como e-mail marketing e redes sociais são básicas e fazem toda a diferença quando usadas da maneira adequada.
Planejar é essencial para que datas comemorativas ou qualquer outro momento marcante possam ser usadas para fidelizar seus clientes e, claro, aumentar as vendas.
3. Elaborar programas de fidelidade
Uma das principais táticas de fidelização é oferecer vantagens para clientes assíduos. Entretanto, é necessário que os programas sejam desenhados de maneira que gere valor para ambos os lados.
Os brindes ou descontos não podem interferir nas finanças do negócio. E, para os clientes, eles precisam se identificar com a proposta para que realmente voltem ao estabelecimento para ganhar os pontos ou produtos exclusivos.
4. Treinar e monitorar sua equipe de vendas
A equipe responsável pelas vendas precisa sempre estar bem treinada para que os clientes retornem. Caso contrário, o esforço feito pelo empresário não fará diferença se os funcionários não souberem como agir.
Se possível, invista em um bom CRM (Customer Relationship Management) para auxiliar no monitoramento. Por meio dele é possível obter informações relevantes sobre seus consumidores e suas principais necessidades.
5. Disponibilizar tempo para a fidelização de clientes
Não é de uma hora para outra que o cliente passará a consumir mais o seu produto ou serviço. Conquistar clientes demanda paciência e tempo. O diálogo com os consumidores é a ferramenta mais simples que mostra se o empresário está no caminho correto.
Durante conversas informais, por exemplo, os clientes podem fornecer informações valiosas sobre sua empresa. Lembrando que pesquisas de satisfação nem sempre são capazes de identificar todo o contexto.
Às vezes, são detalhes que fazem com que eles não voltem com mais frequência. Seja a variedade restrita de produtos ou serviços, um funcionário que não atende bem ou até mesmo poucas opções de pagamentos.
O que achou da nossa lista de táticas? Não se esqueça que o monitoramento é indispensável para avaliar se a fidelização de clientes realmente deu certo. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao assunto ou tenha uma dica para compartilhar, deixe um comentário!