A perfeição só pode ser atingida com a combinação de uma infinidade de detalhes executados com maestria. No mundo dos negócios, sabemos que são muitos os segredos por trás das grandes empresas que não param de crescer até mesmo em momentos de crise. Não há sombra de dúvida de que um desses aspectos — e, talvez, um dos mais importantes — é a relação que essas empresas mantêm com seus fornecedores.
A escolha do fornecedor é um momento delicado e estratégico para pavimentar o caminho em direção aos objetivos traçados. Por isso, resolvemos dedicar um artigo para tratar exclusivamente do tema, trazendo algumas dicas para que você acerte na escolha dos seus parceiros comerciais. Confira a seguir!
1. Priorize a transparência
A transparência é um valor fundamental e deve sempre ser prestigiado na relação entre a empresa e o fornecedor. Ser transparente não significa apenas prestar informações quando solicitado. Trata-se de uma postura, de um conjunto de práticas, um verdadeiro esforço para fornecer informações relevantes a respeito de uma relação comercial.
Em muitos casos, é importante conseguirmos rastrear o paradeiro exato de um pedido ou poder consultar documentos vencidos de meses anteriores.
2. Procure parceiros alinhados
É importante escolher um fornecedor que esteja alinhado tanto ideologicamente quanto operacionalmente com a sua empresa. Os valores sustentados pelo fornecedor são compatíveis com os adotados pela sua empresa? Se você passa para o seu cliente uma imagem de ativismo em favor dos direitos dos animais, por exemplo, deve ter o cuidado de verificar se seus fornecedores não fazem testes em animais.
Do ponto de vista operacional, é preciso que o modo de fazer negócios das empresas sejam compatíveis ou que, ao menos, haja esforço por parte do fornecedor em se adaptar às suas necessidades.
3. Fique atendo ao preço
Em uma negociação de preços com o fornecedor, o lojista deve saber até onde pode ir em termos de preço. Ninguém melhor para conhecer o seu cliente do que você mesmo, não é verdade? A pergunta que temos que nos fazer o tempo todo é: até quanto meu cliente estaria disposto a pagar?
Seu fornecedor deve ser capaz de oferecer um produto viável e que garanta a sua margem de lucro.
4. Lembre-se que qualidade é fundamental
De todos, talvez a qualidade do produto seja o valor mais importante. Trabalhar com um produto de qualidade duvidosa pode ser extremamente prejudicial à sua marca. Além disso, com um mercado a cada dia mais competitivo, um cliente insatisfeito com o produto final dificilmente voltará a comprar na sua loja.
Pode até ser que você venha a obter alguma vantagem em curtíssimo prazo, mas a tendência é que sinta uma queda brusca no volume de vendas em algum momento. Não negocie com a qualidade do produto!
5. Diversifique sua carteira de fornecedores
Por fim, vale ressaltar que, por mais que você confie em seu fornecedor, nunca dependa 100% dele. Confiança e dependência são duas relações muito distintas e que não podemos confundir jamais.
É sempre válido manter um cadastro atualizado de fornecedores alternativos para utilizar em caso de emergência. Não podemos deixar o cliente na mão porque o fornecedor não conseguiu entregar.
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