Para que a gestão financeira do seu negócio seja eficiente é preciso a implementação e uso de ferramentas que, além de organizar as suas finanças, ainda possibilitem o uso das informações para o processo de tomada de decisão.

Neste post, você vai conhecer 5 dicas fundamentais para você ter total controle do fluxo de caixa e vai entender o diferencial que esta ferramenta pode fazer pelo seu negócio. Acompanhe!

1. Entenda o fluxo de caixa

Entender o fluxo de caixa é essencial para sua correta implementação. Assim, é preciso que você sabia que além dos valores em caixa, você deverá contar com aqueles valores que estão em suas contas-correntes e aplicações de curto prazo.

Além disso, na elaboração do seu fluxo de caixa, também deverão ser registrados, independentemente do valor, todas as entradas e saídas que são valores relativos ao recebimento de clientes, em sua maioria, e ao pagamento de despesas de seu negócio, como aqueles relativos a contas de energia, telefone, fornecedores, salários entre outros.

2. Registre diariamente suas operações

Agora que você já sabe o que deverá levar em conta na hora de elaborar o seu fluxo de caixa, é preciso que você entenda que o registro diário é essencial para conhecer a realidade das suas finanças. Desta forma, a conferência de extratos, retornos de cobranças e de títulos a pagar deverá fazer parte da rotina de seu departamento financeiro.

A conferência diária, além de permitir uma visão realística das finanças, ainda permite saber se existem títulos a receber em atraso, ou ainda, se você esqueceu o pagamento de algum boleto. No caso dos recebimentos, você poderá iniciar o processo de cobrança junto aos seus clientes, no caso das contas a pagar permite evitar juros e multas que impactam negativamente nas suas finanças.

3. Informatize as suas finanças

A informatização das finanças permite, além de otimização dos registros, evitar erros e falhas na elaboração do seu fluxo de caixa. Utilizando uma planilha eletrônica ou software de gestão, além de tornar o processo de reconhecimento de todas as entradas e saídas mais rápido, você ainda poderá conhecer sua movimentação e o saldo de suas disponibilidades de maneira fácil e objetiva.

4. Crie categorias

Com a informatização de suas finanças você ainda pode ter outra vantagem na elaboração do seu fluxo de caixa, que é a criação de categorias. A categorização permite conhecer, de forma detalhada, como estão os seus gastos e o que pode ser utilizado para o corte ou substituição de algum gasto.

Por outro lado, quando pensamos nas receitas, é possível conhecer quem são os seus principais clientes, se estes pagam em dia, quanto consomem de sua empresa e outros dados que poderão ser utilizados para promoções, descontos e condições especiais.

5. Projete as suas finanças

Outra possibilidade do fluxo de caixa e que ajuda no controle de suas finanças é a projeção dele. Esta técnica utiliza dados históricos e projeções para o futuro, tanto de vendas quanto de despesas, e permite conhecer como estarão suas finanças em um período próximo.

Esta projeção auxilia no conhecimento de possíveis períodos de dificuldades, a necessidade de capital de giro e outras possibilidades em seu planejamento. A projeção também ajuda a criar reservas financeiras para períodos de sazonalidade, ou seja, de maior ou menor movimento em sua empresa.

Neste post você viu que o controle de suas finanças e bom uso do fluxo de caixa começa com o entendimento dessa ferramenta, o registro diário de sua movimentação e, preferencialmente, o uso de soluções informatizadas.

Além disso, pensando no aspecto gerencial, é possível criar e utilizar categorias de receitas e despesas, além de projetar e conhecer possíveis resultados futuros para suas finanças. Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdo de qualidade para sua empresa.

Deixe um comentário