BLOG

Voltar

A importância da escolha do disjuntor certo para sua casa

Conhecido como o maior aliado da sua casa, este produto protege toda rede elétrica e por isso é tão importante a escolha certa na hora da instalação para evitar maiores dores de cabeça e acidentes! Ele é programado para desligar sempre que a carga de energia é maior do que a suportada pela rede elétrica, prevenindo assim incêndios e outros problemas.

Existe uma grande diferença entre disjuntor e fusível, o disjuntor quando sobrecarregado  desarma e pode ser armado novamente, já o fusível é necessário a substituição do mesmo quando ocorre uma sobrecarga.

Há três modelos de Disjuntores, e são divididos por tipos de curvas. Os três tipos de Disjuntores suportam a mesma corrente máxima, a diferença está na quantidade de polos de cada um.

  • Disjuntor Monopolar – É utilizado em circuitos elétricos de apenas uma fase, como os de iluminação e tomadas de sistema monofásico de 127 ou 220 v

SITE

 

  • Disjuntor bipolar – Para circuito de duas fases, como torneiras e chuveiros com sistemas bifásicos, fase de 220 v. Geralmente utilizado também para proteger sistemas com aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

site2

  • Disjuntor tripolar – Circuitos de três fases, com 220 ou 380 v. Interrompe circuitos trifásicos composto por 3 Fases distintas.

 

site3

 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre disjuntores, verifique toda a rede elétrica da sua casa e certifique-se que tudo está em ordem, consulte um especialista como a Bonasoldi Distribuidora e adquira disjuntores com selo de aprovação do INMETRO, para proteger sua residência. Afinal, com eletricidade não se brinca!